Você está preparado(a) para tirar uma nota alta na sua redação? Se acha que não, então experimente uma aula particular de redação online comigo e aumente as suas chances.

EXEMPLO DE REDAÇÃO DISSERTATIVA – ARGUMENTATIVA

Evasão escolar e a geração Nem-Nem

   (Tese fundamentada em causas e consequências)

           “Geração Nem-Nem: 23% dos brasileiros, de acordo com o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) nem estudam nem trabalham.” Tal manchete refere-se à população que abandonou os estudos e que, ao mesmo tempo, está fora do mercado de trabalho. Pode-se dizer que a pandemia da covid-19 foi um divisor de águas, já que centenas de jovens não disponibilizam de acesso à internet e, consequentemente, às aulas online. Ao mesmo tempo, houve desemprego em massa, já que inúmeras empresas faliram. Depreende-se, portanto, que será necessário muito empenho dos órgãos competentes para equacionar essa grave questão.

           Diante de tais circunstâncias, deve-se ressaltar que os educandos do ensino privado dispõem de um suporte financeiro que garante o acesso às plataformas virtuais. Tal realidade, não desfrutada por alunos da escola pública, gera impactos negativos, entre os quais destaca-se o abandono aos estudos, hoje, numa escala ascendente. Isso resulta de vários fatores, entre os quais problemas com habilidades cognitivas e socioemocionais. Ademais, a falta de interesse pode ser a principal causa, em razão de um conteúdo em excesso e descontextualizado, o que exige mudanças nos paradigmas da educação, que atendam às exigências do mercado laboral.

           Em outra perspectiva, vale ressaltar que a dificuldade de locomoção, principalmente na zona rural, onde o abandono aos educandários é mais evidente, precisa ser equacionada. Paralelamente, faz-se necessário ampliar o leque de opções dos cursos profissionalizantes, que devem ser de curto e médio prazo e tenham por objetivo atender as demandas mercadológicas. Sob essa ótica, depreende-se que, com a ausência de políticas públicas, os efeitos sociais poderão ser devastadores, já que, sem projeto de vida, as más companhias e o aliciamento pelo crime organizado, essa equação: nem estuda nem trabalha pode ser uma bomba-relógio, correndo-se o risco de uma expressiva explosão de violência.

           Esse preocupante cenário, que envolve a nossa juventude, exige medidas urgentes. É mister que o Ministério da Educação capacite nossos jovens com um programa educacional que atenda às exigências do mercado e diversifique a oferta de cursos profissionalizantes. Ao mesmo tempo, cabe ao Ministério das Comunicações ampliar as redes de acesso à internet. Paralelamente, as empresas privadas precisam ofertar oportunidades de treinamento remunerado, para que as classes menos favorecidas economicamente, possam arcar com alguns custos referentes à alimentação e à locomoção. Tais medidas favorecerão as esperanças de uma nova realidade: uma juventude atuante e próspera. Segundo o pedagogo Paulo Freire, a educação muda as pessoas e estas transformam o mundo.



Leia mais um tema de redação: A evolução dos meios de comunicação através dos tempos.