DEMONSTRAR CONHECIMENTO DE OUTRA ÁREA ENRIQUECE A REDAÇÃO

Leia os exemplos abaixo e veja como é fácil enriquecer a redação.

Segundo Gilles Lipovetsky, (filósofo francês), vive-se a era do hiperconsumo, onde a aquisição de bens pauta o bem-estar social, uma ideia construída pela lógica capitalista.

• Alguns grupos de jovens voluntários como ONG Teto, Defensoria em Ação nas Favelas, Brasil com fome, em parceria com Associações de moradores, têm se dedicado a diferentes ações filantrópicas.

Yuval Noah, escritor israelense, em seu livro Sapiens, ao discorrer sobre a história da humanidade, aponta a ação antrópica, impulsionada pela revolução agrícola, como a principal causa para a degradação do meio ambiente e a extinção da biodiversidade.

• No filme:  O ódio que você semeia, uma jovem negra presencia o assassinato de seu amigo, por um policial branco. Entretanto, apesar de ser chantageada a testemunhar falso, conta a verdade pela honra de seu amigo.

• Segundo o escritor brasileiro Monteiro Lobato, “um país se faz com homens e livros”. No entanto, apesar de a educação ser fundamental para o desenvolvimento do país e minimizar as diferenças sociais, precisa de políticas públicas eficientes.

• A música Sobradinho, do Trio Nordestino, retrata um cenário ainda presente na conjuntura brasileira: a insegurança hídrica.

Segundo o Atlas da Irrigação, quase 50% da água do Brasil é disponibilizada para a agricultura. Paralelamente, observam-se divergências entre o Ministério do Meio Ambiente e o IBAMA quanto à fiscalização de práticas ambientais ilegais, o que implica a crise hídrica.

• De acordo com o Conselho Econômico da ONU, as florestas cobrem 31% da área terrestre e fornecem meios de subsistência para mais de1.6 milhões de pessoas, além dos animais.

O escritor Graciliano Ramos, na obra Vidas Secas, retrata o problema do sertanejo nordestino com relação à seca.

• Segundo o filósofo Emile Durkheim, a sociedade é como se fosse um corpo biológico: “só funciona quando suas partes interagem harmonicamente.”

• No início do séc. XIX (1904), aconteceu no Rio de Janeiro, uma revolta popular, denominada: A REVOLTA DA VACINA.

A partir da segunda revolução industrial, sec. XIX, houve uma grande expansão econômica.

Segundo a Associação Brasileira de Transplante (ABTO), o Brasil ocupa a segunda posição entre os países que mais realizam esse valioso gesto de solidariedade. 14. Geração NEM-NEM: De acordo com o IPEA, 23% dos jovens brasileiros nem estudam nem trabalham”. Tal manchete é preocupante por diversos fatores.

—-

Viu? Não é tão difícil enriquecer a redação.

Leia também essa redação sobre legalização do aborto.